INTERAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM USO DE INTERFACES INTERATIVAS NO CURSO DE QUÍMICA
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como ocorrem os processos de interações entre professores, tutores e alunos com o uso de interfaces interativas no curso de licenciatura em química na modalidade educação a distância. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo de caso. Apresentamos aqui, as concepções de dez alunos que participaram da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionário e interpretados posteriormente com base na análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa evidenciam que os alunos anseiam por uma relação mais próxima com professores e tutores e feedback constante onde a comunicação contribua para sua aprendizagem; apesar de algumas limitações, ocorre interação entre os alunos com professores e tutores por meio das interfaces interativas e que estas vão ao encontro dos fundamentos da interatividade propostos por Silva (2012) e da interação mútua, segundo Primo (2011), onde cada sujeito exerce um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.