INTERAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM USO DE INTERFACES INTERATIVAS NO CURSO DE QUÍMICA

Autores

  • Bruno Meneses Rodrigues
  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como ocorrem os processos de interações entre professores, tutores e alunos com o uso de interfaces interativas no curso de licenciatura em química na modalidade educação a distância. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo de caso. Apresentamos aqui, as concepções de dez alunos que participaram da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionário e interpretados posteriormente com base na análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa evidenciam que os alunos anseiam por uma relação mais próxima com professores e tutores e feedback constante onde a comunicação contribua para sua aprendizagem; apesar de algumas limitações, ocorre interação entre os alunos com professores e tutores por meio das interfaces interativas e que estas vão ao encontro dos fundamentos da interatividade propostos por Silva (2012) e da interação mútua, segundo Primo (2011), onde cada sujeito exerce um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2020-08-08