O QUE TEM SIDO PRODUZIDO EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES CTS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Rafaela Cristina da Silva Santos
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva

Resumo

Uma educação voltada para a formação da cidadania e criticidade é um dos objetivos fundamentais do sistema educacional. Assim, o enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) surge como uma base auxiliadora deste processo. Este trabalho, teve como objetivo mapear produções científicas (teses e dissertações) num período de 10 anos (2007-2017/01) que tratam sobre CTS no processo de formação inicial de professores de Ciências Naturais, na busca de tentar compreender as concepções CTS que a educação brasileira está formando. Para tal, fez-se um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Nacional- (BDTD), de modo que as teses e dissertações foram selecionadas de acordo com as titulações de seus autores, palavras-chaves, resumo e texto de introdução. Ao final, pode-se concluir que as produções sobre CTS e formação inicial de professores são poucas, um fato que deve ser reavaliado, pois o licenciando será o mediador de conhecimentos em sala de aula, assim, deve possuir concepções sólidas para conseguir alcançar os objetivos almejados e, portanto, torna-se necessário investir em pesquisas nessa direção.

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Publicado

2020-08-08