RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO SOBRE AS LEIS DA TERMODINÂMICA TENDO POR EIXO NORTEADOR O MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

Autores

  • Wescly Santana Lima
  • Tiago Nery Ribeiro

Resumo

Neste estudo investigamos a aplicabilidade de uma sequência didática em aulas de Física sobre o conteúdo Leis da Termodinâmica em uma turma da segunda série do ensino médio. A investigação visou verificar a eficácia da estratégia didática que emprega o debate simulado, utilizando como base o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. O procedimento metodológico empregou abordagem do tipo qualitativa, utilizando elementos do estudo de caso, fundamentada em questões abertas. Os alunos participantes da pesquisa formam um grupo de uma escola da rede estadual de ensino. A sequência didática foi subdividida em quatro unidades, cada uma delas trabalhada de maneira estratégica durante estágio supervisionado. As atividades da sequência didática sucederam as da análise das respostas dos alunos aos questionamentos. Como resultado das atividades, podemos considerar, com a experiência realizada em sala de aula durante o estágio supervisionado, que, a partir da utilização do enfoque CTS, aliado com debate simulado, o processo de ensino e aprendizagem passou a ter outro sentido para os estudantes e professores envolvidos, e que a estratégia de ensino aqui apresentada colabora para o desenvolvimento sociocientífico do aluno, que se envolve nos debates realizados em sala de aula.

Downloads

Publicado

2020-08-08