Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática: relações neurobiológicas esperadas pelo Sistema Nervoso Central

Autores

  • Laerte Fonseca Instituto Federal de Sergipe - IFS

Resumo

O objetivo principal deste artigo é promover a mobilização e sensibilização iniciais da atenção dos leitores para refletirem sobre seus próprios conhecimentos e concepções acerca do Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática (DAM) considerando os resultados das pesquisas fundamentadas na Neurociência Cognitiva. Para tanto, considerou-se os pontos de vista de Lezak et al (1976), Luria (1980), Kandel (1991), Le Doux (2001), Gazzaniga (2006), Lent (2002, 2008), Malloy-Diniz et al (2008), Willingham (2011), Izquierdo (2011) e Fonseca (2015). O itinerário metodológico utilizado nesse trabalho pautou-se na pesquisa bibliográfica e de campo de Fonseca (2011, 2012, 2015), valorizando o alicerce da Neurociência Cognitiva como possibilidade de desvelar a neuroanatomofisiologia do Sistema Nervoso Central (SNV) – ambiente interno, enfocando os mecanismos de entrada, processamento e saída da informação proveniente do meio ambiente externo. As conclusões sinalizaram a necessidade da Educação Básica considerar a sinfonia orquestrada das funções cognitivas para um DAM típico.

Biografia do Autor

Laerte Fonseca, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Pós-Doutorando em Educação Matemática (UNIAN/SP). Docente do Instituto Federal de Sergipe e docente do PPGECIMA-UFS – laerte.fonseca@uol.com

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Publicado

2016-07-04