Habilidades Visoespaciais e Desempenho em Matemática: Entre o Déficit e o Talento
Resumo
Habilidades visoespaciais têm sido apontadas como relevantes para o sucesso acadêmico, notadamente em matemática. No entanto, apesar da constatação da centralidade destas habilidades, ainda são escassas as pesquisas neste dominio. O presente estudo investigou a relação entre desempenho escolar em matemática e habilidades visoespaciais, a partir da consideração de duas condições clínicas comumente caracterizadas a partir de diferenças em termos da visoespacialidade, a saber, a epilepsia idiopática generalizada do tipo ausência, associada a graves déficits visoespaciais e, as altas habilidades no domínio intelectual, associadas a alto desempenho nestas tarefas. Foi realizado estudo multicasos do qual participaram oito crianças na faixa etária entre 9 e 11 anos, sendo quatro diagnosticadas com epilepsia e quatro com Altas Habilidades. Foram aplicados testes neuropsicológicos específicos para a avaliação da visoespacialidade, bem como instrumento de avaliação do desempenho em matemática desenvolvido para o estudo. Os resultados encontrados demonstram que o grupo de crianças com epilepsia foi caracterizado pelo baixo desempenho nos testes neuropsicológicos e no instrumento matemático, enquanto o grupo de crianças com altas habilidades apresentou desempenho superior à média em ambos os domínios. Habilidades visoespaciais têm sido apontadas como relevantes para o sucesso acadêmico, notadamente em matemática. No entanto, apesar da constatação da centralidade destas habilidades, ainda são escassas as pesquisas neste dominio. A análise clínica dos erros produzidos pelas crianças com epilepsia ilustra o lugar da dimensão visoespacial na execução de atividades matemáticas específicas. Vale ressaltar que o conhecimento acerca das diferentes formas de processamento da aritmética é central para a compreensão do ensino e aprendizagem da matemática em seus primórdios e para a educação especial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.