MATEMÁTICA A ENSINAR E MATEMÁTICA PARA ENSINAR FRAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DAS PRODUÇÕES DE BEZERRA

Autores

  • Jonathan Machado Domingues
  • Janine Marques da Costa Gregorio
  • David Antonio da Costa

Resumo

O presente artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa
de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC) que investiga os saberes a e para ensinar matemática sistematizados
por Bezerra no Instituto de Educação da Guanabara. Nesta esteira, o presente artigo tem por
objetivo elucidar a matemática a e para ensinar fração vistas nas produções de Bezerra ao
responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas
por Bezerra para o ensino de fração? Trata-se de uma pesquisa histórica apoiada nos estudos
da História Cultural com referencial teórico metodológico que mobiliza os conceitos
matemática a ensinar e matemática para ensinar. Dessa forma, a partir de um levantamento de
produções desenvolvidas no campo de pesquisa da História da educação matemática, evidenciase
a importante contribuição de Bezerra para formação docente de Matemática. Os resultados
preliminares obtidos permitem inferir que o ensino de fração sistematizado por Bezerra tinha
aderência ao Movimento da Matemática Moderna.
Palavras-chave: História da educação matemática. Blocofrações. Formação de professores.

Downloads

Publicado

2020-11-29