MATEMÁTICA A ENSINAR E MATEMÁTICA PARA ENSINAR FRAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DAS PRODUÇÕES DE BEZERRA
Resumo
O presente artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa
de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC) que investiga os saberes a e para ensinar matemática sistematizados
por Bezerra no Instituto de Educação da Guanabara. Nesta esteira, o presente artigo tem por
objetivo elucidar a matemática a e para ensinar fração vistas nas produções de Bezerra ao
responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas
por Bezerra para o ensino de fração? Trata-se de uma pesquisa histórica apoiada nos estudos
da História Cultural com referencial teórico metodológico que mobiliza os conceitos
matemática a ensinar e matemática para ensinar. Dessa forma, a partir de um levantamento de
produções desenvolvidas no campo de pesquisa da História da educação matemática, evidenciase
a importante contribuição de Bezerra para formação docente de Matemática. Os resultados
preliminares obtidos permitem inferir que o ensino de fração sistematizado por Bezerra tinha
aderência ao Movimento da Matemática Moderna.
Palavras-chave: História da educação matemática. Blocofrações. Formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.