OS NÚMEROS RACIONAIS NOS MANUAIS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO EM PORTUGAL (1844-1974)

Autores

  • José Manuel Matos
  • Rui Candeias

Resumo

Este estudo analisa como é apresentada a noção de número racional em manuais utilizados na formação de professores do ensino primário, em Portugal, e que conhecimento profissional evidenciam. Os manuais selecionados são representativos de diferentes momentos dentro do âmbito cronológico do estudo, de 1844 a 1974. O estudo enquadra-se nos trabalhos de investigação histórica, tendo a análise de dados um caráter descritivo e interpretativo. É possível distinguir dois períodos. No primeiro, de 1844 a 1930, os cursos de formação inicial de professores do ensino primário incluem disciplinas com conteúdos de matemática na componente de ciências de especialidade e na componente pedagógica e os manuais da componente de ciências de especialidade, evidencia-se uma primeira abordagem a partir da representação na forma de fração, sendo posteriormente estabelecida uma relação com a representação decimal. No segundo período, de 1930 a 1974, os conteúdos de matemática passam a ser abordados apenas em disciplinas de didática e a abordagem inicial privilegiada é através da representação decimal, pela sua relação com o sistema métrico e com o sistema decimal de numeração. Os manuais do segundo período evidenciam uma maior preocupação com o conhecimento pedagógico do conteúdo, embora também se encontrem evidências de uma preocupação com este tipo de conhecimento nos manuais do primeiro período.

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Publicado

2020-12-01