OS NÚMEROS RACIONAIS NOS MANUAIS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO EM PORTUGAL (1844-1974)
Resumo
Este estudo analisa como é apresentada a noção de número racional em manuais utilizados na formação de professores do ensino primário, em Portugal, e que conhecimento profissional evidenciam. Os manuais selecionados são representativos de diferentes momentos dentro do âmbito cronológico do estudo, de 1844 a 1974. O estudo enquadra-se nos trabalhos de investigação histórica, tendo a análise de dados um caráter descritivo e interpretativo. É possível distinguir dois períodos. No primeiro, de 1844 a 1930, os cursos de formação inicial de professores do ensino primário incluem disciplinas com conteúdos de matemática na componente de ciências de especialidade e na componente pedagógica e os manuais da componente de ciências de especialidade, evidencia-se uma primeira abordagem a partir da representação na forma de fração, sendo posteriormente estabelecida uma relação com a representação decimal. No segundo período, de 1930 a 1974, os conteúdos de matemática passam a ser abordados apenas em disciplinas de didática e a abordagem inicial privilegiada é através da representação decimal, pela sua relação com o sistema métrico e com o sistema decimal de numeração. Os manuais do segundo período evidenciam uma maior preocupação com o conhecimento pedagógico do conteúdo, embora também se encontrem evidências de uma preocupação com este tipo de conhecimento nos manuais do primeiro período.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.