O LUGAR DO DESENHO NO CURRÍCULO DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA
Resumo
A história do ensino de Desenho nos traz inúmeras inquietações perante o seu papel no ensino e na formação de professores. Considerando o tema da matemática na formação de professores, este texto analisa a importância em se considerar o ensino de Desenho nos currículos de ensino e formação de professores dos primeiros anos escolares. Na abordagem deste estudo, de cunho sócio-histórico documental, foi levado em consideração o entendimento de currículo como uma seleção cultural da escola, como aquilo que se ensina e por quais razões se ensina (FORQUIN, 1992; GOODSON, 2018). Com isso, questiona-se: que lugar ocupa/ocupou o ensino de Desenho no currículo de ensino e formação de professores primários, desde a primeira década do século XX até os dias atuais? Além de pesquisa bibliográfica, para responder a esse questionamento, utilizou-se de documentos referentes aos Grupos Escolares e à Escola Normal maranhenses de início do século XX e documentos normativos oficiais que regem a educação atual no Brasil. Conclui-se que diferentemente do que ocorre no início do século XX, em que o ensino de Desenho compunha o cenário de saberes matemáticos indispensáveis tanto ao ensino quanto à formação de professores, acabou perdendo seu lugar de centralidade, figurando apenas como um apêndice, um saber marginalizado, diluído em outras áreas disciplinares. Por fim, além de compreender que o professor deve conhecer o processo de construção do currículo escolar, defende-se a inclusão do Desenho como matéria/disciplina formativa no ensino e formação de professores, haja vista sua potencialidade educativa, pedagógica e profissional.
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