Contribuições de neurociências à formação de professores: mediando transtornos e dificuldades de aprendizagem
Resumo
Este artigo é sobre contribuições de neurociências à formação de professores: mediando transtornos e dificuldades de aprendizagem. Utilizando como fundamento a pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo/quantitativo, realiza-se uma pesquisa exploratória de natureza descritiva, cujas informações e dados foram coletados através de estudo de campo. Analisam-se as contribuições de neurociências à docência dos estudantes em situação de transtornos e dificuldades de aprendizagem. Dentre os Transtornos de Aprendizagem pesquisados, todos em 50% dos casos têm comorbidade com o TDAH. Das Dificuldades de Aprendizagem pesquisadas, cerca de 79% são de origem ambiental, ficando uma minoria de 21% para as de origem orgânica. Aplicando as contribuições de neurociências à formação de professores e à pirâmide: família, escola e sociedade, pode-se conseguir com êxito uma boa interferência interdisciplinar aos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, tornando possível uma melhor mediação e prevenção dessas diferenças educacionais. Os baixos rendimentos escolares são na maioria causados por Dificuldades de Aprendizagem ambientais (79%), ficando uma minoria para os Transtornos de Aprendizagem (21%), que podem se agravar a partir dos fatores ambientais em que o indivíduo esteja inserido.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.