Contribuições de neurociências à formação de professores: mediando transtornos e dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Fiderisa da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Carlos Richard Ibañez Morino Universidade Del Pacifico – PY

Resumo

Este artigo é sobre contribuições de neurociências à formação de professores: mediando transtornos e dificuldades de aprendizagem. Utilizando como fundamento a pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo/quantitativo, realiza-se uma pesquisa exploratória de natureza descritiva, cujas informações e dados foram coletados através de estudo de campo. Analisam-se as contribuições de neurociências à docência dos estudantes em situação de transtornos e dificuldades de aprendizagem. Dentre os Transtornos de Aprendizagem pesquisados, todos em 50% dos casos têm comorbidade com o TDAH. Das Dificuldades de Aprendizagem pesquisadas, cerca de 79% são de origem ambiental, ficando uma minoria de 21% para as de origem orgânica. Aplicando as contribuições de neurociências à formação de professores e à pirâmide: família, escola e sociedade, pode-se conseguir com êxito uma boa interferência interdisciplinar aos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, tornando possível uma melhor mediação e prevenção dessas diferenças educacionais. Os baixos rendimentos escolares são na maioria causados por Dificuldades de Aprendizagem ambientais (79%), ficando uma minoria para os Transtornos de Aprendizagem (21%), que podem se agravar a partir dos fatores ambientais em que o indivíduo esteja inserido.

Biografia do Autor

Fiderisa da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Del Pacifico de Assunção – PY
Universidade Estadual do Piauí (Professor Formador I do Programa de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR/CAPES/UESPI)

Carlos Richard Ibañez Morino, Universidade Del Pacifico – PY

Pós-Doutor em Ciências da Educação. Universidade Del Pacifico – PY

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Publicado

2016-07-04