DA RÉGUA E COMPASSO AO “D`APRÈS NATURE”: UM NOVO DESENHO PARA ENSINAR, FINAL DO SÉCULO XIX

Autores

  • Gabriel Luís da Conceição

Resumo

Nesta pesquisa busca-se analisar as sistematizações relacionadas ao ensino de Desenho colocadas em circulação para a formação de professores, no final do século XIX, no Rio de Janeiro, pela Comissão de 1891, primeira delegação oficial republicana, composta por professores nomeados para missão de estudos pedagógicos na Europa. Utiliza-se como fonte histórica para a investigação a Revista Pedagógica e os relatórios oficiais produzidos e entregues pelos docentes ao Estado, seguindo as seguintes etapas de investigação: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos conhecimentos, análise da sistematização e utilização dos conhecimentos como saberes. A análise das fontes mostrou que a comissão colocou em circulação um novo Desenho para ensinar na escola primária fluminense, característico dos tempos intuitivos, e em contramão da proposta anterior. Para os novos tempos, recomendou-se novos saberes profissionais, distanciando-se da utilização de instrumentos e aproximando-se do d`après nature, deixando os tradicionais régua e compasso para o final dos estudos.

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Publicado

2020-12-01