TRAJETÓRIA ESCOLAR DA GEOMETRIA ANALÍTICA E FINALIDADES EDUCATIVAS EM TEMPOS DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS, 1931-1942
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar as finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, no período de 1931 a 1942, dando visibilidade à trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro. O estudo é de cunho historiográfico e produto de uma dissertação de Mestrado que teve a Geometria Analítica como tema e os livros didáticos como principal objeto de estudo. Busca-se responder à questão norteadora: Quais finalidades educativas são definidas em tempos da Reforma Francisco Campos considerando a trajetória escolar da Geometria Analítica? Para tanto, considera-se a História das Disciplinas Escolares (HDE), difundida por André Chervel, como fundamentação teórico-metodológica e procede-se a apresentação das fontes de pesquisa, sendo elas documento oficial e livros didáticos; e a investigação do primeiro pilar da HDE: finalidades do ensino escolar. Observa-se, então, que os objetivos fixados visavam impor cursos preparatórios às escolas, determinar o que o professor devia ensinar e como ensinar, como também o que o aluno devia aprender, e que a realidade pedagógica pretendia estabelecer um curso preparatório de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico para o ingresso dos alunos no ensino superior. Diante disso, podemos concluir que a finalidade educativa, do ensino de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico, em tempos da Reforma Francisco Campos, era preparar os alunos para o exame das faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia e Arquitetura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.