TRAJETÓRIA ESCOLAR DA GEOMETRIA ANALÍTICA E FINALIDADES EDUCATIVAS EM TEMPOS DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS, 1931-1942

Autores

  • Gabriela Regina Vasques Oruê
  • Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar as finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, no período de 1931 a 1942, dando visibilidade à trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro. O estudo é de cunho historiográfico e produto de uma dissertação de Mestrado que teve a Geometria Analítica como tema e os livros didáticos como principal objeto de estudo. Busca-se responder à questão norteadora: Quais finalidades educativas são definidas em tempos da Reforma Francisco Campos considerando a trajetória escolar da Geometria Analítica? Para tanto, considera-se a História das Disciplinas Escolares (HDE), difundida por André Chervel, como fundamentação teórico-metodológica e procede-se a apresentação das fontes de pesquisa, sendo elas documento oficial e livros didáticos; e a investigação do primeiro pilar da HDE: finalidades do ensino escolar. Observa-se, então, que os objetivos fixados visavam impor cursos preparatórios às escolas, determinar o que o professor devia ensinar e como ensinar, como também o que o aluno devia aprender, e que a realidade pedagógica pretendia estabelecer um curso preparatório de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico para o ingresso dos alunos no ensino superior. Diante disso, podemos concluir que a finalidade educativa, do ensino de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico, em tempos da Reforma Francisco Campos, era preparar os alunos para o exame das faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia e Arquitetura.

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Publicado

2020-12-02