SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA EM DESTAQUE NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM (1987-2017)
Resumo
Os recentes estudos sócio-históricos, desenvolvidos na Universidade de Genebra pela equipe de pesquisa coordenada por Rita Hofstetter, têm possibilitado um novo olhar aos saberes do professor que ensina matemática nos anos iniciais de escolarização. Com o objetivo de compreender os saberes que ao longo da história foram reconhecidos como importantes para o professor ensinar matemática nos anos iniciais da escolarização, o presente estudo analisou registros localizados na produção de doze edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, ocorridas no período de 1987 a 2017. Foram inventariados 12 trabalhos que tratavam da formação do professor e continham discussões sobre saberes considerados de grande importância para ensinar matemática nos primeiros anos escolares. As análises da produção selecionada apontam vestígios de representações de vagas pedagógicas que marcaram presença no cenário educacional brasileiro, ao longo dos trinta anos do evento. Apesar da ausência de indícios sobre caracterização de saberes profissionais, saberes que antes de se tornarem institucionalizados e integrarem a profissão docente, passaram por complexos processos de objetivação e sistematização, as análises mostram que os saberes em destaque, ora são buscados no campo da Psicologia Cognitiva, ora, no campo da Didática, sinalizando para um movimento de ruptura em relação a saberes que, em momentos anteriores, priorizavam a memorização e a repetição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.