AVALIAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR E A (RE)PRODUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE PESQUISA EDUCACIONAL: O MODELO COORDENADO POR LYDIA CONDÉ LAMPARELLI

Autores

  • André Francisco de Almeida
  • Wagner Rodrigues Valente

Resumo

Este texto aborda a produção de novos saberes para a formação de professores que ensinam matemática. A partir de uma perspectiva histórica, o estudo lança mão dos conceitos de expert e expertise para análise dos processos que antecederam a elaboração e sistematização de uma matemática para ensinar contida no documento intitulado “Atividades Matemáticas”. Tal produção constituiu-se em referência oficial de trabalho para os professores dos primeiros anos escolares, sendo elaborada por equipe de especialistas coordenados pela professora Lydia Condé Lamparelli a partir dos anos 1980. Os resultados do estudo apontam para o papel exercido pelos experts na produção de novos saberes tendo em vista ações de pesquisa realizada sobre o ensino de matemática na rede estadual de ensino paulista.

Downloads

Publicado

2020-12-02