Aspectos neuropsicológicos e da aprendizagem matemática em um caso de leucomalácia periventricular

Autores

  • Silvia Cristina de Freitas Feldberg Universidade Federal de São Paulo
  • Thiago da Silva Gusmão Cardoso Universidade Federal de São Paulo
  • Claudia Berlim de Mello Universidade Federal de São Paulo
  • Mauro Muszkat Universidade Federal de São Paulo
  • Orlando Francisco Amodeo Bueno Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O objetivo dos estudos que correlacionam as lesões típicas da Leucomalácia Periventricular (LPV) com o quadro clínico do Transtorno Não Verbal de Aprendizagem (TNVA). O TNVA é caracterizado pela coexistência de baixo desempenho acadêmico e dificuldades nas habilidades sociais, visoespaciais e motoras. O objetivo do estudo é discutir a partir de um estudo de caso a importância da avaliação neuropsicológica e da aprendizagem na discriminação de possíveis indicativos do TNVA em indivíduos com LPV. Os resultados da avaliação revelaram características neuropsicológicas, comportamentais e de aprendizagem compatíveis com as descrições fenotípicas do TNVA, a saber, discrepância entre o desempenho em tarefas verbais e visuais, desempenho na matemática mais pobre do que na leitura e escrita, e evidências significativas de prejuízos na interação social.

Biografia do Autor

Silvia Cristina de Freitas Feldberg, Universidade Federal de São Paulo

CPN/NANI - Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil - Universidade Federal de São Paulo – São Paulo, Departamento de Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo.

Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo

Claudia Berlim de Mello, Universidade Federal de São Paulo

CPN/NANI - Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil - Universidade Federal de São Paulo – São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade Federal de São Paulo

Mauro Muszkat, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo

Orlando Francisco Amodeo Bueno, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

2016-07-04