JUEGOS DIDÁCTICOS DE INDAGACIÓN EN TORNO A LA COVARIACIÓN DE DOS MAGNITUDES CONTINUAS
Resumo
Resumen: Los paradigmas didácticos basados en la indagación parecen ser actualmente
auspiciados desde diferentes instituciones de nuestra sociedad. Pero la adopción de dichos
paradigmas didácticos por parte de la profesión docente no está exenta de dificultades
vinculadas, por ejemplo, a aspectos epistemológicos de las matemáticas. En efecto, para lograr
lo que estos paradigmas proponen se requeriría una reorganización de las matemáticas que
mostrara el conocimiento matemático como el resultado de un proceso de indagación. Más aún,
a lo largo de ese proceso debería quedar claro cuál es la fundamentación racional del
correspondiente conocimiento matemático. Para eso proponemos lo que llamamos paradigma
de la modelización matemática, que presenta el conocimiento matemático como el resultado de
la construcción y el estudio de un cierto modelo que aspira a capturar algunas propiedades
esenciales de un sistema dado. En este trabajo abordamos el caso específico de los rudimentos
del cálculo diferencial. Para ello, expresamos la correspondiente actividad de modelización en
términos de un juego de indagación. Finalmente, mostramos cómo ese juego de indagación ha
sido utilizado, en un caso real, para la enseñanza del inicio del cálculo diferencial mediante
un juego didáctico de indagación.
Palabras clave: Aprendizaje basado en la indagación, Paradigma didáctico, Modelización
matemática, Sistema de variación de magnitudes, Cálculo diferencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.