O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA VISUAL:UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS
Resumo
A inclusão na educação brasileira ainda causa certa insegurança para muitos professores que ensinam matemática, havendo lacunas na formação inicial esendo necessárioa formação continuada desses profissionais na busca por novos conhecimento e estratégias de ensino que atendam à demanda. Para os estudantes com deficiência visual, é inevitável a utilização de recursos diferenciados, principalmente o uso de materiais manipuláveis, pois esses são potencialmente significativos para os alunos com essa deficiência. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da elaboração de um material manipulável para o estudo do plano de Argand-Gauss, com o intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. O recurso pedagógico foi desenvolvido como parte da avaliação da disciplina de Prática de Ensino de Matemática VI (PECC VI), onde os licenciandos deveriam pesquisar, elaborar e construir materiais didáticos para o ensino de conteúdos matemáticos, visando os alunos com deficiência visual. Posteriormente, os materiais foram experimentados pelos licenciandos, vendados,e sociabilizados entre os pares. Tal experiência trouxe significativas contribuições para a formação inicial, nos fazendo adentrar no currículo escolar e entender a escola como um espaço inclusivo e democrático. A utilização de material concreto para deficientes visuais é fundamental para a construção de novos conhecimentos e para o desenvolvimento cognitivo do educando, além de proporcionar a interação social com os demais educandos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.