O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA VISUAL:UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS

Autores

  • Felipe Klein Genz
  • Laís Dias da Silva
  • Daniel Fernandes da Silva

Resumo

A inclusão na educação brasileira ainda causa certa insegurança para muitos professores que ensinam matemática, havendo lacunas na formação inicial esendo necessárioa formação continuada desses profissionais na busca por novos conhecimento e estratégias de ensino que atendam à demanda. Para os estudantes com deficiência visual, é inevitável a utilização de recursos diferenciados, principalmente o uso de materiais manipuláveis, pois esses são potencialmente significativos para os alunos com essa deficiência. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da elaboração de um material manipulável para o estudo do plano de Argand-Gauss, com o intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. O recurso pedagógico foi desenvolvido como parte da avaliação da disciplina de Prática de Ensino de Matemática VI (PECC VI), onde os licenciandos deveriam pesquisar, elaborar e construir materiais didáticos para o ensino de conteúdos matemáticos, visando os alunos com deficiência visual. Posteriormente, os materiais foram experimentados pelos licenciandos, vendados,e sociabilizados entre os pares. Tal experiência trouxe significativas contribuições para a formação inicial, nos fazendo adentrar no currículo escolar e entender a escola como um espaço inclusivo e democrático. A utilização de material concreto para deficientes visuais é fundamental para a construção de novos conhecimentos e para o desenvolvimento cognitivo do educando, além de proporcionar a interação social com os demais educandos.

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Publicado

2021-02-20