RELACIONANDO A MATEMÁTICA COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE APLICAÇÕES DE LOGARITMO NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Bruna da Rosa Santos
  • Ana Caroline Vieira Correia
  • Ivan Venâncio de Oliveira Nunes
  • Eliane Matesco Cristovão

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de três residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Itajubá, no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar com uma turma do 1o ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Itajubá - MG. O 􏰟􏰚􏰓je􏰔􏰓 i􏰝􏰔i􏰔􏰕lad􏰓 􏰖Ma􏰔e􏰘􏰗􏰔ica 􏰝a 􏰙ida: a􏰟lica􏰠􏰡e􏰒 de l􏰓ga􏰚i􏰔􏰘􏰓􏰒􏰛 􏰙i􏰒􏰓􏰕 c􏰓􏰝􏰔e􏰢􏰔􏰕ali􏰣a􏰚 􏰓 e􏰝􏰒i􏰝􏰓 de l􏰓ga􏰚i􏰔􏰘􏰓􏰟􏰓􏰚 􏰘ei􏰓 de a􏰟lica􏰠􏰡e􏰒 e􏰘 􏰓􏰕􏰔􏰚a􏰒 􏰗􏰚ea􏰒 do conhecimento, como Química, Biologia e Geografia, no estudo do pH de substâncias, crescimento populacional e bacteriano e dos abalos sísmicos, respectivamente. Foi utilizada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando romper com a abordagem tradicional. Foram enfrentados desafios, como os espaços limitados da escola e a falta de laboratório para realização de experimentos, mas estes foram contornados e superados de acordo com as possibilidades do PRP. As atividades de experimentação foram essenciais para o envolvimento dos alunos e ajudaram a promover suas aprendizagens. O projeto ainda contribuiu para a formação dos residentes, assim como da professora que estabeleceu essa parceria, devido à rica troca de experiênciaspropiciada.

Downloads

Publicado

2021-02-20