AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS RELEVANTES PARA FAVORECER UM ESPAÇO INTERATIVO

Autores

  • Elkelane da Silva Paiva Pimenta
  • Julita Batista da Cruz Lopes
  • Cynthia da Silva Anderson

Resumo

As tecnologias digitais trouxeram diversas transformações para o campo educacional, ampliando as possibilidades de alcance, diminuindo as barreira do tempo e espaço e oportunizando novas metodologias que colaborem tanto para a construção do conhecimento, quanto para romper com a ideia de ensino, baseada na transmissão de informação e do professor centralizador. Nessa perspectiva, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são recursos de grande valia, portanto o objetivo deste texto é apresentá-los, perpassando por conceitos, características e potencialidades. Além disso, visa destacar os aspectos de design e interface que devem ser observados para garantir que o AVA seja um ambiente interativo. Para tanto, traz uma abordagem de pesquisa bibliográfica a partir das ideias de diversos autores como Filatro (2008), Machado (2008), Schlemmer (2005), Santos e Okada (2003), dentre outros que enriquecem a discussão e auxiliam na compreensão e aplicação do tema. Os resultados apontam a importância de observar, no AVA, aspectos relacionados à organização, design e exploração das ferramentas disponíveis para que este, de fato, favoreça a aprendizagem. Esse estudo apresenta algumas das ideias fundamentais para a escolha, planejamento, organização e elaboração de um AVA que contribua para aproximar os sujeitos que o utilizam e com potencialidade de participação, colaboração e aprendizagem.
Palavras-chaves: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design, Interface.

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Publicado

2021-08-10