AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS RELEVANTES PARA FAVORECER UM ESPAÇO INTERATIVO
Resumo
As tecnologias digitais trouxeram diversas transformações para o campo educacional, ampliando as possibilidades de alcance, diminuindo as barreira do tempo e espaço e oportunizando novas metodologias que colaborem tanto para a construção do conhecimento, quanto para romper com a ideia de ensino, baseada na transmissão de informação e do professor centralizador. Nessa perspectiva, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são recursos de grande valia, portanto o objetivo deste texto é apresentá-los, perpassando por conceitos, características e potencialidades. Além disso, visa destacar os aspectos de design e interface que devem ser observados para garantir que o AVA seja um ambiente interativo. Para tanto, traz uma abordagem de pesquisa bibliográfica a partir das ideias de diversos autores como Filatro (2008), Machado (2008), Schlemmer (2005), Santos e Okada (2003), dentre outros que enriquecem a discussão e auxiliam na compreensão e aplicação do tema. Os resultados apontam a importância de observar, no AVA, aspectos relacionados à organização, design e exploração das ferramentas disponíveis para que este, de fato, favoreça a aprendizagem. Esse estudo apresenta algumas das ideias fundamentais para a escolha, planejamento, organização e elaboração de um AVA que contribua para aproximar os sujeitos que o utilizam e com potencialidade de participação, colaboração e aprendizagem.
Palavras-chaves: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design, Interface.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.