ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O USO DAS TDIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Themyres Gabriele Santos Almeida
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira
  • Patrícia do Nascimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as estratégias didáticas utilizadas por professores ou pesquisadores no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No percurso, surgiu o seguinte questionamento: Quais estratégias vêm sendo apontadas nas pesquisas que podem contribuir para a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais no uso das TDIC? Para coleta dos dados, foi realizado um levantamento no repositório de anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE) e do Workshop de Informática na Escola (WIE), entre os anos de 2015 a 2019. Foram selecionados onze estudos que atendem aos critérios de seleção. Como resultado, foi possível identificar diferentes estratégias com uso das tecnologias que abrangem experiências nas disciplinas de português, geografia, matemática e ciências. Concluímos que, apesar das dificuldades apresentadas na operacionalização das aulas com as TDIC, as pesquisas relatam as vantagens apontadas por professores e alunos. Além disso, considera-se que a qualificação do professor perante o uso das TDIC contribui para a adequação e a efetivação de aulas coerentes com a idade e a realidade dos alunos e da escola.
Palavras-chaves: Didática, Ensino Fundamental, Tecnologia Digital da Informação e comunicação.

Downloads

Publicado

2021-08-10