ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O USO DAS TDIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever as estratégias didáticas utilizadas por professores ou pesquisadores no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No percurso, surgiu o seguinte questionamento: Quais estratégias vêm sendo apontadas nas pesquisas que podem contribuir para a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais no uso das TDIC? Para coleta dos dados, foi realizado um levantamento no repositório de anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE) e do Workshop de Informática na Escola (WIE), entre os anos de 2015 a 2019. Foram selecionados onze estudos que atendem aos critérios de seleção. Como resultado, foi possível identificar diferentes estratégias com uso das tecnologias que abrangem experiências nas disciplinas de português, geografia, matemática e ciências. Concluímos que, apesar das dificuldades apresentadas na operacionalização das aulas com as TDIC, as pesquisas relatam as vantagens apontadas por professores e alunos. Além disso, considera-se que a qualificação do professor perante o uso das TDIC contribui para a adequação e a efetivação de aulas coerentes com a idade e a realidade dos alunos e da escola.
Palavras-chaves: Didática, Ensino Fundamental, Tecnologia Digital da Informação e comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.