TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Alessandra Conceição Monteiro Alves
  • Carlos Alberto de Vasconcelos

Resumo

O presente texto traz como objeto de análise as Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento de avaliação da aprendizagem, visando, assim, discutir e apresentar sua incorporação nos processos de ensino-aprendizagem, mas especificamente como atributo de colaboração nos processos avaliativos, permitindo que a avaliação, em seu cerne, seja dinâmica e flexível. Nesse contexto, analisam-se e acompanham-se as transformações socioculturais, principalmente aquelas que estão diretamente ligadas às tecnologias das quais a sociedade apropria-se para manter-se em constante evolução. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória, visando apresentar uma visão geral da temática e, assim, contribuir para o avanço das ações didáticas em termos de instrumentos de avaliação da aprendizagem com o uso das TIC. Concluindo assim, que o processo de inserção das TIC como instrumento de avaliação da aprendizagem apresenta uma série de desafios, porém, entende-se que tais recursos devem ser considerados como processos e produtos de (re)construção do conhecimento, e não como uma panaceia para os problemas educacionais.
Palavras-chaves: Instrumentos de Avaliação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação Docente.

Downloads

Publicado

2021-08-10