ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Cristiane Sobral Santos Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a temática da educação a distância e dos seus aspectos pedagógicos, incluindo o ensino aprendizagem nessa modalidade. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, apoiou-se nos estudos de Comenius (2002), Bertrand (2001), Charlot (2013), Saviani (2007), Moran (2009), Maia e Mattar (2014), Souza Júnior (2016), Moreira (2011), Luckesi (2011), Araújo e Frigotto (2015), Gomes e Marins (2013), Sacristán (2000), dentre outros, além da consulta à legislação educacional. Por meio deste estudo pode-se conhecer a evolução da Educação 1.0 à Educação 4.0, período da era digital, em que o professor se apresenta como mediador entre o aluno e a informação e a sala de aula pode ser no Ciberespaço. Além disso, apresentaram-se o conceito e as gerações da Educação a Distância, seus aspectos históricos e legais no Brasil. Os resultados da análise demonstram que a Educação a Distância apesar das metas já conquistadas, ainda tem um longo caminho a trilhar.
Palavras-chaves: Educação a Distância, Educação 4.0, Ensino aprendizagem.

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Publicado

2021-08-10