HISTÓRIA, LEGISLAÇÃO E ANÁLISES: A MONITORIA NOS ESTUDOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • André Ricardo Lucas Vieira

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar se, de fato, o Programa de Monitoria de ensino está sendo eficaz no que diz respeito à assistência aos alunos monitorados dentro do componente de Cálculo Diferencial e Integral I nos cursos de Engenharia Civil e Química de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no município de Feira de Santana-BA. Para tanto, a revisão bibliográfica aborda temas como: o ensino do Cálculo Diferencial e Integral I na referida Faculdade, bem como aspectos pertinentes à monitoria. A metodologia apresenta característica exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário, e, para a organização dos dados, elegeu-se a categorização. Os resultados mostraram que o Programa de Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral é importante para o ensino no curso de Engenharia Civil e Química desta IES, e que é mais uma forma de reforçar o ensino e aprendizagem dos alunos. Os discentes ainda apontaram a relevância dessa monitoria em auxiliá-los nas principais dificuldades, principalmente por não terem o tempo integral para estudo em virtude de trabalharem o dia inteiro.
Palavras-chaves: Monitoria. Cálculo Diferencial e Integral. Dificuldade. Ensino de Cálculo.

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Publicado

2021-08-10