O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Sandro Miranda de Rezende
  • Sergio Crespo Coelho da S. Pinto

Resumo

Neste trabalho buscamos identificar como objetos de aprendizagem da matemática envolvendo tecnologias digitais destinados a estudantes da Educação Básica com deficiência visual vêm sendo abordados em teses e dissertações brasileiras nos últimos vinte anos, bem como analisar os estudos levantados com resultados centrados no processo de aprendizagem desses estudantes. A metodologia consistiu na realização de buscas no catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apontam que por mais que muitas publicações mencionem a relevância da utilização de tecnologias digitais como recurso de aprendizagem da matemática para estudantes com deficiência visual, a maioria destes estudos explora o uso de materiais concretos manipuláveis, sendo poucas as teses e dissertações brasileiras que se centram em tecnologias digitais ou abordam objetos de aprendizagem da matemática envolvendo esse tipo de recurso. A análise das produções levantadas indica que o uso de tecnologias digitais influencia positivamente o processo de aprendizagem da matemática de estudantes com deficiência visual; no entanto, uma vez que poucos estudos foram conduzidos sobre a temática, infere-se que existe uma lacuna de pesquisa neste campo, sendo necessários desenvolvimentos teóricos adicionais.

Downloads

Publicado

2021-08-10