O ENSINO DE CIÊNCIAS – DESAFIOS E POSSIBILIDADES EPISTEMOLÓGICAS – DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Evandro Ghedin

Resumo

O presente texto é decorrente do diálogo construído com estudantes de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no contexto do “II Colóquio Interfaces Acadêmicas entre graduação e pós-graduação” ocorrido na Universidade Federal de Sergipe em 19 de fevereiro de 2020. O diálogo se deu em uma atividade pedagógica chamada de “Roda de Conversa” que tinha como título o “Ensino de Ciências e Matemática – desafios, possibilidades e experiências”. Ao núcleo central daquele diálogo, situado nas experiências com o Ensino de Ciências, procurou-se apontar as perspectivas epistemológicas que dão sustentação a essa área de conhecimento. O eixo articulador do diálogo estruturou-se em torno da seguinte tese: a validação científica do conhecimento produzido pela área de Ensino de Ciências articula-se radicalmente com a produção da própria ciência em sua constituição, consubstanciada pelas teorias da aprendizagem e pela tradição epistemológica da ciência em geral. Portanto, demonstrar essa tese constitui-se o objetivo central da reflexão apresentada.
Palavras-chaves: Ensino de Ciências, Epistemologia, Educação.

Downloads

Publicado

2021-08-10