CONJECTURAS A PARTIR DE UM MAPEAMENTO: O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo é resultado de um mapeamento construído em uma perspectiva qualitativa e buscou identificar e analisar as publicações referentes ao ensino de Álgebra, nos anos finais do Ensino Fundamental, na tentativa de compreender suas concepções e os reflexos desses trabalhos para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, projeto financiado pelo Programa de Apoio aos Laboratórios Acadêmicos e parte de pesquisa vivenciada por uma bolsista do Programa Afirmativa de Pesquisas e Extensão. Constituiu-se enquanto espaço de investigação e produção de dados os anais das três últimas edições do Encontro Baiano de Educação Matemática, especificamente as Comunicações Científicas e Relatos de Experiência publicados. Os dados produzidos evidenciaram que essa área de estudo é um campo fértil de discussões, sobretudo, pelo número reduzido de publicações que tratam da temática pesquisada.
Palavras-chave: Mapeamento. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental. Álgebra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.