CONJECTURAS A PARTIR DE UM MAPEAMENTO: O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ermita do Amaral Rocha
  • Américo Junior Nunes da Silva

Resumo

O presente artigo é resultado de um mapeamento construído em uma perspectiva qualitativa e buscou identificar e analisar as publicações referentes ao ensino de Álgebra, nos anos finais do Ensino Fundamental, na tentativa de compreender suas concepções e os reflexos desses trabalhos para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, projeto financiado pelo Programa de Apoio aos Laboratórios Acadêmicos e parte de pesquisa vivenciada por uma bolsista do Programa Afirmativa de Pesquisas e Extensão. Constituiu-se enquanto espaço de investigação e produção de dados os anais das três últimas edições do Encontro Baiano de Educação Matemática, especificamente as Comunicações Científicas e Relatos de Experiência publicados. Os dados produzidos evidenciaram que essa área de estudo é um campo fértil de discussões, sobretudo, pelo número reduzido de publicações que tratam da temática pesquisada.
Palavras-chave: Mapeamento. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental. Álgebra.

Downloads

Publicado

2021-08-10