TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) MÓVEL E UBÍQUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira

Resumo

No contexto da sociedade em que vivemos, com a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) é possível criar condições metodológicas e tecnológicas que favorecem a formação do professor que ensina Matemática. Partindo desse contexto, este artigo é fruto de uma discussão numa roda de conversa realizada no II Colóquio Interfaces Acadêmicas entre a Graduação e Pós-Graduação, realizada na Universidade Federal de Sergipe (UFS), promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), e de modo particular, o texto ora apresentado tem como objetivo discutir sobre as TDIC nas aulas de Matemática no contexto da cibercultura, e mostrar experiências formativas potencializadas pela comunicação móvel e ubíqua desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com 32 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Constatamos que a participação dos envolvidos no processo foi um fator significativo para o estudo, o que possibilitou momentos de reflexões e discussões, haja vista a preocupação dos sujeitos no âmbito da construção do conhecimento, sendo o conhecimento construído ativamente por eles na utilização dos dispositivos propostos em cada desafio, e não passivamente recebido.
Palavras-chaves: Mobilidade. TDIC. Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2021-08-10