EDUCAÇÃO, CULTURA E GEOGRAFIA: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO E NARRATIVAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Resumo
O desafio do presente artigo é dialogar com duas obras de alcance internacional, que apesar de vivenciarem conjunturas diferentes, com relação aos lançamentos e objetivos, convergiram, no que se refere a contribuição para as discussões de educação. A primeira obra é de Edgar Faure et al, publicado em 1977, com o título “Aprender a ser”. A segunda obra é de Edgar Morin (2000), intitulada“Os sete saberes necessários à educação do futuro”. Utilizamos como metodologia, a análise das obras, buscando como objetivo, verificar como as obras contribuíram para a fundamentação de ideias acerca do conhecimento e do ensino, dialogando, em seguida, com as narrativas das categorias geográficas e contribuição para análise do estado de Alagoas. Assim, apresentamos Alagoas, a partir de conceitos e categorias da Geografia, demonstrando as diversas condições de representações, através do ensino de geografia, do estado, como um território, ou contendo territórios, regiões, espaços etc. É uma forma de tornar manifesto um determinado espaço, através do território, da região, do lugar e da paisagem e de outras possiblidades, como redes, escalas, ambientes, fronteiras, que constituem o cabedal teórico de conhecimento geográfico, como um aporte teórico que apresenta e que contribui com a educação e com o conhecimento. Atestamos nessas obras em análise que a educação deve ser vista como condição indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade, estando relacionada a cultura, a economia, a política e sobretudo ao contexto do avanço dos conhecimentos técnicos e científicos que transformam e aceleram os processos em escala local e global.
Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Geografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.