EDUCAÇÃO, CULTURA E GEOGRAFIA: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO E NARRATIVAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

  • Gilcileide Rodrigues da Silva
  • Paulo Rogério de Freitas Silva

Resumo

O desafio do presente artigo é dialogar com duas obras de alcance internacional, que apesar de vivenciarem conjunturas diferentes, com relação aos lançamentos e objetivos, convergiram, no que se refere a contribuição para as discussões de educação. A primeira obra é de Edgar Faure et al, publicado em 1977, com o título “Aprender a ser”. A segunda obra é de Edgar Morin (2000), intitulada“Os sete saberes necessários à educação do futuro”. Utilizamos como metodologia, a análise das obras, buscando como objetivo, verificar como as obras contribuíram para a fundamentação de ideias acerca do conhecimento e do ensino, dialogando, em seguida, com as narrativas das categorias geográficas e contribuição para análise do estado de Alagoas. Assim, apresentamos Alagoas, a partir de conceitos e categorias da Geografia, demonstrando as diversas condições de representações, através do ensino de geografia, do estado, como um território, ou contendo territórios, regiões, espaços etc. É uma forma de tornar manifesto um determinado espaço, através do território, da região, do lugar e da paisagem e de outras possiblidades, como redes, escalas, ambientes, fronteiras, que constituem o cabedal teórico de conhecimento geográfico, como um aporte teórico que apresenta e que contribui com a educação e com o conhecimento. Atestamos nessas obras em análise que a educação deve ser vista como condição indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade, estando relacionada a cultura, a economia, a política e sobretudo ao contexto do avanço dos conhecimentos técnicos e científicos que transformam e aceleram os processos em escala local e global.
Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Geografia.

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Publicado

2021-08-10