DETERMINANDO AS CONDIÇÕES DE VISIBILIDADE DE PLANETAS NO CÉU NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
O eixo temático, Terra e Universo integra os conteúdos a serem abordados na área de Ciências no Ensino Fundamental conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular. De acordo com as diretrizes curriculares, é importante promover atividades práticas para a aprendizagem dos conceitos na área de Ciências; e neste trabalho propomos uma prática de determinação de condições de visibilidade dos planetas no céu. A determinação de visibilidade dos planetas visíveis a olho nu no Céu noturno, pode ser realizada através do uso de uma Carta de Elongação obtida pela internet da qual pode-se fazer a leitura da elongação e da constelação na qual o Planeta encontra-se projetado. A prática foi desenvolvida com 28 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de Escola pública de Uruguaiana/RS, compreendendo 6 períodos de 50 minutos cada e três etapas com verificação de conhecimentos prévios, apresentação de conceitos relacionados com o tema, proposição e realização da atividade prática e por fim correção e discussão de resultados com a turma. Com o desenvolvimento da prática e a análise dos resultados obtidos constatou-se que os alunos conseguiram perceber como o movimento dos planetas em suas órbitas em torno do Sol refletem no movimento aparente dos planetas visíveis em relação às estrelas no Céu; e dessa forma os planetas visíveis se apresentam no céu a diferentes distâncias angulares do Sol e projetados em diferentes constelações de estrelas ao longo do ano.
Palavras-chaves: Planeta. Astronomia. Ensino de Ciências e Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.