DETERMINANDO AS CONDIÇÕES DE VISIBILIDADE DE PLANETAS NO CÉU NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Andréa Magale Berro Vernier
  • Carlos Maximiliano Dutra

Resumo

O eixo temático, Terra e Universo integra os conteúdos a serem abordados na área de Ciências no Ensino Fundamental conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular. De acordo com as diretrizes curriculares, é importante promover atividades práticas para a aprendizagem dos conceitos na área de Ciências; e neste trabalho propomos uma prática de determinação de condições de visibilidade dos planetas no céu. A determinação de visibilidade dos planetas visíveis a olho nu no Céu noturno, pode ser realizada através do uso de uma Carta de Elongação obtida pela internet da qual pode-se fazer a leitura da elongação e da constelação na qual o Planeta encontra-se projetado. A prática foi desenvolvida com 28 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de Escola pública de Uruguaiana/RS, compreendendo 6 períodos de 50 minutos cada e três etapas com verificação de conhecimentos prévios, apresentação de conceitos relacionados com o tema, proposição e realização da atividade prática e por fim correção e discussão de resultados com a turma. Com o desenvolvimento da prática e a análise dos resultados obtidos constatou-se que os alunos conseguiram perceber como o movimento dos planetas em suas órbitas em torno do Sol refletem no movimento aparente dos planetas visíveis em relação às estrelas no Céu; e dessa forma os planetas visíveis se apresentam no céu a diferentes distâncias angulares do Sol e projetados em diferentes constelações de estrelas ao longo do ano.
Palavras-chaves: Planeta. Astronomia. Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2021-08-10