PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE GEOMETRIA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Denize da Silva Souza

Resumo

Frente às demandas sociais, o ensino de Ciências e Matemática, por meio das mudanças curriculares, evoca aos professores enfrentamento a vários desafios. Entretanto, pesquisas têm apresentado que há experiências entre as quais criam-se possibilidades para superar tais desafios, bem como, minimizá-los ou erradicá-los. No ensino de Matemática, em particular, o trabalho com formação docente associando-se ao uso das mais diferentes abordagens metodológicas tem contribuído significativamente para superação dos desafios atuais quanto à ação do professor que ensina Matemática. Para este texto, a prioridade é pontuar sobre o ensino de objetos geométricos, fazendo referência a sua problemática e às possibilidades que estão sendo criadas para dirimir desafios. Desse modo, tem-se como objetivo apresentar um relato de experiência de um trabalho de grupo colaborativo em processos de formação docente (inicial e continuada), cujos resultados refletem em possibilidades para uma formação geométrica a professores que ensinam Matemática. O trabalho envolve estudos e pesquisas sobre perspectivas teóricas, além da elaboração de atividades matemáticas que contemplam as orientações curriculares atuais. Com isso, cresce o interesse para investigações científicas sobre o ensino de geometria em Sergipe, e, por conseguinte, uma ação educativa com mais significado sobre conceitos geométricos nas aulas de Matemática.
Palavras-chaves: Ensino de geometria. Grupo colaborativo. Formação docente.

Downloads

Publicado

2021-08-10