PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE GEOMETRIA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS
Resumo
Frente às demandas sociais, o ensino de Ciências e Matemática, por meio das mudanças curriculares, evoca aos professores enfrentamento a vários desafios. Entretanto, pesquisas têm apresentado que há experiências entre as quais criam-se possibilidades para superar tais desafios, bem como, minimizá-los ou erradicá-los. No ensino de Matemática, em particular, o trabalho com formação docente associando-se ao uso das mais diferentes abordagens metodológicas tem contribuído significativamente para superação dos desafios atuais quanto à ação do professor que ensina Matemática. Para este texto, a prioridade é pontuar sobre o ensino de objetos geométricos, fazendo referência a sua problemática e às possibilidades que estão sendo criadas para dirimir desafios. Desse modo, tem-se como objetivo apresentar um relato de experiência de um trabalho de grupo colaborativo em processos de formação docente (inicial e continuada), cujos resultados refletem em possibilidades para uma formação geométrica a professores que ensinam Matemática. O trabalho envolve estudos e pesquisas sobre perspectivas teóricas, além da elaboração de atividades matemáticas que contemplam as orientações curriculares atuais. Com isso, cresce o interesse para investigações científicas sobre o ensino de geometria em Sergipe, e, por conseguinte, uma ação educativa com mais significado sobre conceitos geométricos nas aulas de Matemática.
Palavras-chaves: Ensino de geometria. Grupo colaborativo. Formação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.