A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADA PELO COMPUTADOR COM A UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA PROUCA

Autores

  • Enéias Monteiro da Silva
  • José Antônio de Oliveira Júnior
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro

Resumo

Este estudo dá ênfase aos desafios da prática docente no ensino da Matemática com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma única escola de Santarém-PA contemplada com o PROUCA – Programa “Um Computador por Aluno”. Buscou-se identificar as condições de trabalho de 12 professoras no laboratório de informática da escola, nas turmas do 5º ano, a fim de analisar a percepção dessas professoras acerca de como se dá o ensino mediado pelo computador durante as atividades de conhecimento matemático. Por meio de uma abordagem qualitativa, tendo duas fases: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, os dados foram coletados com o preenchimento de questionários e explorados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstram que o programa PROUCA contribuiu de forma significativa para a formação continuada, inclusão digital e o desempenho da prática docente das professoras por meio do computador como ferramenta mediadora do processo de ensino da matemática. Após o desvelamento dessa realidade, confirma-se a urgência em desenvolver programas e projetos que venham a auxiliar os professores da educação básica a enfrentarem os desafios da inclusão digital promovendo um ensino de matemática mediado com o computador de forma prazerosa e significativa para seus alunos, bem como enfatizar a importância de disponibilizar a formação adequada a essas professoras.
Palavras-chaves: PROUCA, Prática docente, Ensino da matemática, Computador.

Downloads

Publicado

2021-08-10