A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADA PELO COMPUTADOR COM A UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA PROUCA
Resumo
Este estudo dá ênfase aos desafios da prática docente no ensino da Matemática com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma única escola de Santarém-PA contemplada com o PROUCA – Programa “Um Computador por Aluno”. Buscou-se identificar as condições de trabalho de 12 professoras no laboratório de informática da escola, nas turmas do 5º ano, a fim de analisar a percepção dessas professoras acerca de como se dá o ensino mediado pelo computador durante as atividades de conhecimento matemático. Por meio de uma abordagem qualitativa, tendo duas fases: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, os dados foram coletados com o preenchimento de questionários e explorados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstram que o programa PROUCA contribuiu de forma significativa para a formação continuada, inclusão digital e o desempenho da prática docente das professoras por meio do computador como ferramenta mediadora do processo de ensino da matemática. Após o desvelamento dessa realidade, confirma-se a urgência em desenvolver programas e projetos que venham a auxiliar os professores da educação básica a enfrentarem os desafios da inclusão digital promovendo um ensino de matemática mediado com o computador de forma prazerosa e significativa para seus alunos, bem como enfatizar a importância de disponibilizar a formação adequada a essas professoras.
Palavras-chaves: PROUCA, Prática docente, Ensino da matemática, Computador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.