A METÁFORA DO FUTEBOL NAS PRÁTICAS DE ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Antonio Jarbas Barros de Moraes
  • Marcelino Frota dos Santos Escola Ensino Básico Miguel de Barros e Silva (Amontada - CE)

Resumo

O presente artigo é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Ensino Básico Miguel de Barros e Silva, situada no município de Amontada-CE, nas aulas de Geografia. A finalidade, apresentar as experiências obtidas com uso de metodologias consideradas inovadoras como o: Google Earth, em conjunto com outras metodologias, e o reflexo disso no processo de ensino-aprendizagem. Usando-se do livro associado a algumas mídias digitais, Google Earth, foram executadas algumas atividades com os alunos, leitura das imagens de satélite disponíveis na ferramenta Google Earth, em seguida produção de um mapa mental do espaço lugar de cada um (aluno). Resumindo, ficou perceptível, quão importante é a adoção de mecanismos diferenciados e novos para os alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.

Biografia do Autor

Antonio Jarbas Barros de Moraes

Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Marcelino Frota dos Santos, Escola Ensino Básico Miguel de Barros e Silva (Amontada - CE)

Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrande e Licenciatura Plena em Geografia Pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Jarbas Barros de Moraes, A. ., & Santos, M. F. dos. (2023). A METÁFORA DO FUTEBOL NAS PRÁTICAS DE ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Expressão Científica (REC), 7(2), 55–61. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/865

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.